domingo, 20 de novembro de 2016

Bikepacking Curitiba - Floripa (parte 2)

Pois bem... eu tinha o equipamento, tinha alguns dias de férias sobrando, mas não tinha um roteiro, e sim apenas algumas idéias! Acabou que na noite anterior fui catando tracks e pedaços de tracks de outros pedais e montando alguma coisa. Ia passar por vários locais já conhecidos, por alguns não conhecidos e com algumas decisões para ir tomando no caminho :). A ideia era acampar onde fosse possível e ficar longe do asfalto na maior parte do tempo. E foi assim que sai que sai de casa numa manhã nublada de sábado.

 (14 graus....)
 (infelizmente não é incomum encontrar carcaças de carros na região metropolitana de Curitiba)
(essa igreja é imensa, e tá em construção a anos!)

O objetivo do primeiro dia era chegar no Pesque-Pague do pai de uma amiga na região de Mandirituba onde eu poderia acampar. Apesar de ser outubro, o dia estava frio. Embora não ajude nas fotos, até que ajuda no pedal e o comecei num ritmo bom. Lá pelos 50kms rodados a empolgação inicial já não estava lá essas coisas e o ritmo caiu bastante. Acabou que a relação da bike que eu estava usando ficou pesada, sem marchas leves, então as subidas começaram a pesar, e claro, a região é inteira de sobe-desce! Quando as pernas começaram a dar sinais de caimbras, resolvi apelar um pouco e desviei do track original para pegar um trecho de asfalto :-). Aproveitei também para dar uma passadinha em uma fármacia na localidade de Areias Brancas para comprar um relaxante muscular.

Devidamente abastecido, voltei para as estradas de chão e venci os ultimos kms para chegar no pesque-pague. Depois de um bom papo com o proprietário, que me atendeu muito bem, apresentou o lugar e até me ensinou coisas sobre peixes que eu nem imaginava (alguém sabia que a pressão atmosférica tem influencia na pescaria?), a recompensa do dia veio em uma generosa porção de tilápia que estava muito boa! Armei acampamento, fui cuidar da vida e descansar um pouco antes de fazer o jantar. Infelizmente a noite não foi muito boa, porque em alguma propriedade perto alguem resolveu colocar a rádio nas alturas até as 2h da manhã! Triste isso... vc vai pro campo e acaba com os mesmos problemas da cidade!

(Acampamento montado e bem instalado :-) )

Pela manhã, depois de arrumar as coisas e tomar café, usei um pouco da internet e resolvi mudar o destino do dia. Continuaria indo até Corupá, mas em vez de acampar no Parque das Aves, onde eu já havia passado na frente, resolvi alterar o caminho e ir para o Rio Novo. Iniciei o pedal do dia com as pernas ainda meio "magoadas", e na segunda subida a marcha começou a pular, a bike ficou esquisita e tive o primeir, e único, problema mecânico da viagem. Acabou que o eixo traseiro não estava bem apertado e se moveu, e ainda por cima detonou o esticador de corrente. Felizmente, teve solução: retirei o esticador de corrente, e apertei o treco com vontade. Pronto... não incomodou mais durante a viagem!

 (já era o esticador de corrente!)

 (a caminho de São Bento do Sul)


O caminho até São Bento do Sul foi de sobe e desce como era esperado. Parei na cidade para almoçar e segui para um trecho que eu já conhecia e sabia que seria muito legal! Claro que antes teve que subir mais... Mas valeu pelo downhill pela estrada do bugres. Antes de chegar na Igrejinha na descida do Rio Vermelho, peguei um trecho a direita em direção a BR280 por onde tive que subir mais um tanto até encontrar o aslfato. De lá desci por alguns kms até a entrada de mais um trecho de downhill/estrada de chão até o Rio Novo. O camping lá não é tão bom, mas tinha o suficiente :-). A proximidade com Rio e o clima mais quente, entretanto, tem um efeito colateral indesejado: mosquitos. Optei por pegar um quiosque e ter mesa, telhado e luz. Fui cuidar da rotina padrão (montar acampamento, tomar banho, etc...) com direito a um pouco de leitura antes de jantar :).

(esse trecho faz parte do Circuito das Araucárias. Finalmente, desce!!)
 (poucas fotos da descida. Tava bom demais para parar :-) ).
(Camping Rio Novo)

Resumo dos dias:
dia 1: 77km com 1128 de altimetria. Track aqui.
dia 2: 78km com 1359 de altimetria. Track aqui.

3 comentários:

  1. wow ! que viagem linda ! Filho da proxima vez tente colocar uma camera no capacete ! As paisagens devem ser incriveis ! parabens

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