segunda-feira, 19 de abril de 2021

Circuito das Araucárias (parte 2)

Depois de dois dias pesados, o terceiro dia não deveria ter nenhum grande chefe de fase, mas nunca é assim né? Pelo menos começamos com um belo e "esticado"café da manhã. Saindo da pousada encontramos um grupo que tinha vindo do nordeste pra fazer o circuito também, mas estavam num ritmo bem mais lento que o nosso e logo deixamos eles pra trás. Esse trecho do circuito faz uma "volta" para dar uma esticada na quilometragem e passa por lugares sem grandes atrativos embora agradáveis. Após cruzar a rodovia em direção à Bateias, passamos por uma área com várias chácaras bem bonitas até chegar na Cachoeira Salto do Engenho. Paramos lá para um "almoço" e nos despedimos do circuito para seguir em direção a Agudos do Sul onde nos hospedaríamos na chácara de um amigo do Cassiano.

(um cafézinho antes do cafezão!)








As "maldades" estavam concentradas nesse trecho, incluindo uma subida relativamente curta, mas bastante inclinada logo após a Cachoeira, e outra tão inclinada quanto, mas com o dobro de comprimento após cruzar a divisa de SC com o PR. O sol estava castigando e a água acabando quando encontramos um pequeno bairro e uma igreja. Paramos para repor o protetor solar e pegar água. 

Demorou um pouco mais do que o previsto, mas chegamos à chácara onde iriamos pernoitar próximo das 16h, então tivemos tempo para colocar roupa para secar, fazer ajustes nas bikes e cozinhar.


Saldo do dia: 49km com 1100m de altimetria

Choveu a noite e sabíamos que o tempo iria piorar, mas fazer o quê né? Logo antes de pegar a estrada caiu uma chuva meio forte então demos uma atrasadinha antes de sair. Fomos até Agudos procurar uma padaria pra tomar um café e pegar algum lanche para a viagem. A rota feita automaticamente pelo GPS não foi das melhores e passamos por uns bairros feinhos na saída de agudos e com direito a um caminho interrompido por uma portão/propriedade privada, mas que conseguimos contornar sem grandes problemas. Após esse "contorno" passamos por um pessoal da COPEL que estava religando algumas chaves no poste após a tempestade e cruzaríamos por eles mais umas 3x durante o caminho. 


(companhia pro café?)

(depois da chuva)

Passamos pela entrada do Recanto Saltinho e dali seguiríamos por caminhos que novamente não me eram desconhecidos. Após uma parada para um lanche resolvemos alterar um pouco o caminho original para irmos em direção a Campo Largo da Roseira, pois o lanche foi pouco e a região não oferecia muita perspectiva de encontrar um buteco nesse caminho. Assim o fizemos e como esperado encontramos um lugar pra dar uma abastecida. 

(entre uma chuva e outra)

Por sorte, ou por azar, acabamos ficando mais tempo do que o programado nele, pois alguns quilômetros pra frente o tempo foi ficando feio. Digo *muito* feio! Só deu tempo de encontrar uma parada de ônibus antes que o granizo chegasse com força! Choveu bastante e sem dar muito expectativa de parar. Após mais de 1hr  não havia parado mas aproveitamos um momento de menor chuva para retornar pois havíamos visto um outro lugar mais protegido (outro buteco...). Estamos relativamente próximos de Curitiba, mas não havia muitos indícios que as condições atmosféricas iriam melhorar e estávamos molhados e com frio, então resolvemos apelar pro plano B... Ir até a 376 e ou seguir pelo asfalto ou acionar o resgate. A vida costuma ficar bem melhor após tirar a roupa molhada e vestir uma roupa seca e quentinha :-), que foi o que fizemos ao chegar no Posto Tio Zico. Consideramos que tava bom já e fomos tomar um café enquanto esperávamos o resgate da Cléo. Ficou faltando um pedaço, mas ainda assim ainda rendeu.


(se protegendo do "granito")
(the end...)


Saldo do dia: 50km com 860 de altimetria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário