sábado, 6 de maio de 2017

Jalapão - Parte 4

O trecho previsto para o dia era curto, uns 40km, mas com uma caminhada para subir a Serra do Espírito Santo. Saindo da Benita, dá uns 8km até a entrada para a subida da serra e o pedal foi tranquilo até lá. Prendi a bike em um poste/placa e me preparei para a subida. A começo é puxado mas curto, pois são uns 900m de caminhada em uma subida inclinada, embora dê para "parcelar" em 3 ou 4 vezes pois tem uns mirantes no caminho com bancos de madeira. Ao chegar no topo, tem mais um trecho de uns 3km, mas bastante plano e que seria perfeitamente pedalável, embora o esforço para subir com a bike não deva compensar :-). Fiz a subida e mas o trecho plano praticamente numa "tacada" só (ou seja, deixei para tirar as fotos na volta) e segui para o mirante para as dunas.



 (amanhecer na Benita. Mais tarde eu passaria por cima dessa serra :-) )
 (coleção de camisetas na Benita)
(areia? só um pouquinho...)
(fim da subida)

A vista do mirante é bem legal, embora lá de cima se descubra que a área de dunas não é tão grande assim. As escarpas da serra também são legais e formam texturas interessantes que o "fotógrafo" aqui não conseguiu capturar direito! Lanchei e percorri de novo o caminho até o inicio da descida e dessa vez parei no mirante dessa lado da serra. Legal ver como a estrada contorna a serra e segue em direção a Mateiros. E legal também ver as formações rochosas tipo "mesa" ao longe durante a descida da serra.

 (vista de cima da serra. A foto não faz jus as texturas dos paredões)
 (aquele triângulo são as dunas)


De volta a bike, fui repor a água da mochila de hidratação e cometi um erro besta... não fechei direito e comecei a sentir as costas mais úmidas do que o normal. Quando fui conferir, descobri que o 1,5L que eu havia colocado virou apenas 0,5L!


 (estrada sentido Mateiros)



Voltei pra estrada já preocupado com a água, e para ajudar, esquentou bastante em relação ao começo da manhã. O trecho até mateiros não é longo, mas tem uns trechos de areia nas imediações da Serra, o que tornou o pedal mais dificil e aumentou o consumo de água! O movimento de carros é muito baixo, mas dei a sorte de encontrar um pessoal de caminhonete e parei para pedir água. Ganhei uma garrafinha de 500ml que foi salvadora.

Ia ser dificil chegar em Mateiros com tão pouca água, mas após mais uns 15km achei um rio e aí sim resolver o problema de vez, pois enchi a mochila (2L) e mais a garrafa de 1,5 que estava carregando! Resolvido o problema da água, chegar em Mateiros foi tranquilo. Segui direto para o Restaurante da Dona Rosa (o qual eu havia lido várias recomendações). Depois do almoço, resolvi ficar em Mateiros mesmo para pensar em como resolver a logística de voltar para Palmas a tempo do meu vôo, já que não daria para completar todo o percurso no pedal. Fui atrás de pousada, me hospedei e aproveitei para cuidar das roupas também. Aproveitei o fim da tarde para comprar alguns suprimentos e me informar sobre transporte. Infelizmente a situação lá é meio "complicada". A partir das duas cidades que são a "entrada" para o Jalapão, ou seja, Novo Acordo ou Ponte Alta, que contam com estradas asfaltadas, é possível encontrar transporte para Palmas diariamente. Já Mateiros e São Félix, o transporte é feito por micro-onibus, mas só em alguns dias da semana. E para ajudar as informações não são muito precisas, pois ouvi gente dizendo que tinha transporte na 4a e sábado, e outros dizendo que era na 5a e domingo. Acabei achando a informação no muro da casa dos motoristas (pai e filho) que fazem o transporte. Possivelmente minha melhor opção seria pedalar no dia seguinte para visitar alguns lugares e retornar a Mateiros para pegar o transporte. Acabei achando outra solução, mas conto no próximo post :-).


 (Mateiros)
 (serviço de utilidade pública: horario das vans. Essas vão por São Felix)
(e essas por Ponte Alta)


Resumo do dia: 8km de pedal até a serra (aqui) + 6km de caminhada (aqui, mas esqueci de ligar o GPS no começo da subida) + 24km de pedal até Mateiros (track aqui)


Nenhum comentário:

Postar um comentário