domingo, 3 de junho de 2012

Trollando!

Desde o ano passado eu venho trabalhando num projeto de montar a minha "dream bike" de ciclotour.  Algo que aguente fazer uma Carretera Austral sem me dar preocupações com quebras, e que tenha uma boa capacidade de carga para topar um cicloturismo "autônomo" (camping selvagem se for necessário). Eu já conhecia a marca Surly, e sabia que ela era uma boa opção para esse projeto, em particular me interessava o quadro "Troll", pois ele tinha tudo o que eu queria: suporte para freios a disco, garfo rígido com furação para bagageiro, gancheira horizontal, pneus 26, e uma geometria de MTB. No finalzinho do ano passado consegui comprá-lo, mas tive que deixá-lo dormindo por um bom tempo enquanto matutava um jeito de conseguir a outra peça chave para o meu projeto.

Eis que surge uma oportunidade via mercado livre mesmo e eu consegui adquirir o tão sonhado "Rohloff". Pra quem não conhece, é um cubo com 14 marchas internas, de baixissima manutenção e feito para aguentar pancada. Vários cicloturistas o utilizam e a fábrica garante que ele vai aguentar pelo menos 60 mil quilômetros, mas não raro encontra-se relatos de cubos com 100 mil!

Mesmo com o cubo já tendo chegado ainda precisei esperar mais uns 3 ou 4 meses enquanto eu encomendava as outras peças: freios hidraulicos SLX, aros, cubo dianteiro, pedivela SLX, selim brooks, etc. Uma coisa chata do Rohloff é que ele utiliza um rotor de freio que não é padrão de mercado, não é centerlock, nem 6 furos, mas sim 4 furos! E a espera dessa peça custou uns 2 meses!

Finalmente no mês passado a Troll saiu da caixa! Ainda não está totalmente finalizada, mas já está andando!


 (detalhe do esticador de corrente/abridor de garrafa surly tuggnut)


Ainda faltam alguns ajustes e acessórios, mas fiquei bem satisfeito com o setup. A bike é agil e confortável. O Rohloff requer uma certa adaptação porque 1) ele usa gripshift, e 2) precisa dar uma aliviadinha bem rápida no pedal na hora de trocar as marchas. Quanto mais força vc estiver fazendo nos pedais (subida por exemplo), mas o cambio fica duro, então é como tentar trocar a marcha de um carro sem um usar a embreagem! Fora isso, o sistema é muito legal. Eu estou usando um conjunto de coroa/pinhão que deixa a relação mais pro lado leve, então deve facilitar as subidonas carregado com alforges. Agora é terminar de equipá-la e começar a planejar as viagems :-).